Conteinerização

Reduza custo e tempo na implantação dos seus sistemas, com maior qualidade e escalabilidade.

Conteinerização: sistema funcionando, sem complicações

Alguma vez você já escutou um desenvolvedor falar a seguinte expressão “Na minha máquina funciona!”? Por que isso acontece?

A situação é famosa e acontece com frequência, normalmente gerando um círculo vicioso de apontar culpados. Muitas vezes, certos recursos imprescindíveis para o pleno funcionamento do sistema existem somente no ambiente de desenvolvimento, ou seja, na máquina do desenvolvedor, onde o sistema foi desenvolvido. A falta desses recursos no servidor onde sistema foi publicado costuma ser o principal motivo para que o sistema funcione corretamente no ambiente de desenvolvimento, mas não no ambiente de produção, que é o destino final do software, ou seja, o servidor onde ele será implantado.

Para resolver os problemas causados pela diferença de ambientes de desenvolvimento e produção, foi criado o conceito de virtualização, que evoluiu e deu origem à containerização.

De forma simplificada, um container é uma maneira simples e leve de disponibilizar uma máquina virtual. Nesse sentido, containerizar é empacotar uma aplicação junto com o sistema operacional, regras do negócio, lógica do sistema e todas as dependência do projeto, criando o ambiente onde o sistema funciona perfeitamente. Esse container é fácil de compartilhar com as equipes envolvidas e elimina os problemas que causam o “na minha máquina funciona!”.

Negócios: se beneficiando de container

  • Resolução de conflitos de responsabilidade entre membros dos times de desenvolvimento e operação, deixando os desenvolvedores focados somente na aplicação e suas dependências, e os outros em garantir a entrega e gerenciamento do ambiente, sem se importar com detalhes da aplicação, como versão de pacotes, comparação e debug entre ambientes;
  • Eliminação do acoplamento entre aplicação e o ambiente onde ela está sendo executada, permitindo que ambientes sejam reproduzidos desde uma nuvem pública até mesmo o desktop pessoal de um desenvolvedor. Eliminando a clássica frase “na minha máquina funciona”, visto que de uma imagens de específicos ambientes podem ser construídas e distribuídas entre as equipes.
  • Previsibilidade entre os ambientes de desenvolvimento e de produção, visto que a tecnologia provê os recursos de mimetizar os ambientes independentemente de onde estão sendo executados.
  • Isolamento lógico de recursos computacionais, visto que diferentes aplicações podem ser executadas simultaneamente num mesmo ambiente, compartilhando os recursos do sistema operacional como kernel, bibliotecas, RAM, CPU, etc., esta arquitetura permite que a utilização dos recursos seja otimizada, possibilitando uma melhor escalabilidade de todo o ambiente.
  • Melhoria de performance em relação a utilização de virtualização: o que pode ser feito em minutos utilizando virtualização, poderá ser feito em segundos utilizando conteinerização.

COLABORAÇÃO ENTRE TIMES

Fluxo de trabalho otimizado para a colaboração entre os times de infraestrutura a desenvolvimento.

EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE

Eleve os resultados da empresa operando com um time muito mais efetivo na entrega de software

VELOCIDADE NAS ENTREGAS

Ganhe muito mais velocidade nas atualizações do seu sistema ou app

MICROSOFT GOLD

A Vibe é parceira Microsoft Gold DevOps e tem expertise em soluções de DevOps para Azure e Amazon

CONSULTE UM

ESPECIALISTA

A Vibe pode ajudar você!
Preencha seus dados abaixo e diremos como:

ONDE NOS

ENCONTRAR